Tendinite: O que é, sintomas, causas e tratamentos.

O tendão é uma estrutura fibrosa que liga os músculos aos ossos sendo responsável em transmitir a força de contração muscular necessária para mover um osso. A tendinite ocorre quando há inflamação dessa estrutura, e é considerada um reumatismo de partes moles.

O problema se manifesta com inchaço local, dor e rigidez; mas, ao contrário da artrite,

 não provoca deformidades estruturais.

A tendinite pode ocorrer em diversos locais, mas afeta, com maior frequência mãos e punhos, tornozelos, região do quadril e ombros.

Além da postura inadequada, estresse, excesso de esforço muscular, doenças inflamatórias, os fatores mais comuns que causam a tendinite são movimentos repetitivos.

Uma das medidas mais importantes para aliviar o desconforto causado pela tendinite é o repouso, interrompendo assim, o estímulo prejudicial que estava provocando.

Em casos mais avançados, pode ser necessário o uso de tipoias, talas, bandagens ou outros acessórios para imobilizar a área afetada.

O tempo de descanso é determinado pelo médico e deve ser seguido de forma rigorosa, já que sua prolongação pode acarretar prejuízos como redução de massa e força muscular.

A fisioterapia é atividade altamente recomendada e ela pode ser feita de diversas maneiras como movimentações ativas e passivas, massagens, ultrassom, laser, alongamentos entre outros.

O uso da acupuntura também pode auxiliar no tratamento da tendinite

Em casa, medidas de alívio como compressas frias, 3 vezes ao dia pode ajudar, mas sempre seguindo a orientação do médico e fisioterapeuta.

É importante manter a prática regular de atividades físicas (desde que não provoque dor no tendão inflamado), aliada à a uma boa hidratação e alimentação, auxiliando na melhora do condicionamento e alívio das dores.

Se você estuda ou trabalha assentado por tempo prolongado, faz-se necessário adaptar o local de trabalho com altura adequada de mesa, cadeira e computador e fazer pausas regulares para se alongar.

Evite carregar ou puxar objetos pesados sem o posicionamento correto, para não provocar maiores lesões.

Por fim, é importante reforçar a importância do acompanhamento médico para o tratamento adequado. A automedicação ou a não adesão às recomendações médicas podem piorar a inflamação, sendo necessário recorrer à intervenção mais severas.

Caso você tenha alguma dor ou tendinite recorrente, procure um reumatologista!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *